O Município de Montijo integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) e, consequentemente, a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (RTCE). O Município associou-se à celebração da 7.ª edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, com o lema “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”. Com esta celebração pretendeu-se mobilizar todos os agentes sociais do município para que unam esforços para promover a paz, a convivência, a solidariedade e a inclusão.
No âmbito desta 7.ª edição, os docentes e alunos EFA (Básico) do Agrupamento de Escolas de Montijo, em articulação com o Estabelecimento Prisional do Montijo e a Divisão de Educação da Autarquia, produziram o filme “A Educação Liberta”, elaborado a partir do projeto candidato ao concurso DIEP 2022 (Dia Internacional da Educação nas Prisões, promovido pela APenP).
Esta curta-metragem foi apresentada no dia 27 de janeiro, na sala de visitas do Estabelecimento Prisional do Montijo. Todos os alunos participantes no projeto receberam da Câmara Municipal do Montijo, uma t-shirt onde imprimiram o título do seu trabalho “A Educação Liberta”.
O filme estará disponível nas páginas eletrónicas da CMM, do Agrupamento de Escolas de Montijo e da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões (APEnP).
A atividade foi muito enriquecedora, na medida em que promoveu a motivação dos alunos e a valorização da educação em contexto prisional por parte de todos os presentes.
A divulgação deste trabalho contribuirá para a sensibilização da comunidade em geral para a importância do ensino nas prisões.
Veja as restantes fotos aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário