Este blogue pretende ser uma ferramenta de divulgação das atividades deste estabelecimento. Para informações gerais, consultar o site do Agrupamento de Escolas de Montijo www.aemontijo.pt

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Visita de Estudo - 9.º anos

No passado dia 28 de maio, os alunos de 9.º ano da Escola Básica D. Pedro Varela realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, História e Português. No período da manhã, fizeram um percurso histórico e literário que os levou a conhecer alguns locais e monumentos importantes do universo cultural português. Posteriormente, tiveram a oportunidade de assistir a um plenário na Assembleia da República.
Divulgamos algumas imagens da visita e impressões dos nossos alunos no vídeo que se segue.
 

 

Ulisses

Os alunos da turmas  6.º D, 6.º E e 6.º F deram vida à obra Ulisses, de Homero, através da criação de uma música original e respetiva letra, inspiradas nas aventuras do herói grego. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), promovendo a articulação entre as disciplinas de Português, Educação Visual e Educação Musical. A atividade permitiu conjugar criatividade, expressão artística e aprendizagem interdisciplinar, proporcionando aos alunos uma abordagem inovadora e significativa à obra literária.


 

 



quarta-feira, 24 de junho de 2026

Elaboração de bonecas de papel

No dia 11 de junho, no âmbito da disciplina de Matemática e em articulação com a Biblioteca Escolar, alguns alunos das turmas 6.º D e 6.º E, em colaboração com os alunos do 2º e 3º anos da turma DPV23A, participaram numa atividade dinamizada por uma encarregada de educação, que consistiu na elaboração de bonecas de papel.

Os alunos demonstraram grande motivação e entusiasmo, uma vez que tiveram a oportunidade de experimentar, de forma simples e criativa, esta forma de arte, recorrendo à reutilização de materiais, nomeadamente papel.

Os trabalhos realizados foram, posteriormente, expostos na Biblioteca Escolar, onde podem ser apreciados por toda a comunidade educativa durante o período de entrega dos manuais escolares e após as reuniões com os encarregados de educação.
 




 

Visita da VAE e do 5.º A ao Badoca Safari Park

As professoras da Valência de Apoio Especializado (VAE) dos 2º e 3º ciclos agradecem a toda a comunidade educativa, aos Encarregados de Educação, às Professoras envolvidas (5ºA) e à Direção, em especial, à Diretora Alexandra Caeiro, pelo apoio, e envolvimento na preparação da Visita de Estudo de final de ano da VAE. 
 
Em especial agradecemos a bondade, apoio e acolhimento ao Badoca Safari Park, onde, no dia 11 de junho, passámos um dia fantástico! 
 
Tudo isto foi possível também graças à disponibilização de transporte e motorista pelas entidades parceiras deste Agrupamento, a Câmara Municipal de Montijo e a Junta da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro. 
 
O nosso bem-haja a todos!
 

 

História VAE Lobisomens vs Dinossaura

 Na Valência de Apoio Especializado encontramos na diferença a criatividade e a valorização individual e coletiva... Numa oportunidade, demos asas à imaginação e construímos coletivamente uma história baseada nas várias personagens que um dos nossos alunos criou... 

Espero que se divirtam a lê-la e a admirar o talento que temos na nossa escola...

 
 

 

 


 
 
VAE 2º e 3º Ciclos, EBD. Pedro Varela 25/26

Magic Moves & Musical Grooves - where music makes us move.

Os alunos da turma 5.º J, durante o 3.º período, no âmbito do projeto eTwinning - Magic Moves & Musical Grooves - where music makes us move, desenvolveram duas principais atividades aqui apresentadas num pequeno resumo, em vídeo.
 
Para poderem ler o Conto de Fadas na sua totalidade, elaborado pelos 6 países parceiros, cliquem no link apresentado:
 
Parabéns a todos os alunos do 5.º J pelo trabalho desenvolvido.
 
Agradecimento aos Pais/Encarregados de Educação pela confiança depositada neste projeto.
 

 

Uma Constituição de todos para todos

No âmbito do Plano Anual de Atividades e das comemorações dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa de 1976, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas dinamizou uma atividade pedagógica que envolveu os alunos na construção de uma “Constituição”.
A partir da reflexão sobre os direitos, deveres e valores democráticos consagrados na Constituição, os alunos participaram ativamente na elaboração de propostas, no debate de ideias e na definição de princípios fundamentais para a vida em comunidade.
Esta iniciativa contou também com o importante envolvimento das famílias, que colaboraram no processo de reflexão e construção dos trabalhos, reforçando a ligação entre a escola e a comunidade educativa. A sua participação contribuiu para enriquecer a atividade e para valorizar a importância da cidadania, da democracia e da participação ativa na sociedade.
Desta forma, a atividade promoveu o conhecimento da história e do funcionamento da democracia portuguesa, desenvolvendo simultaneamente competências de cidadania, participação cívica, pensamento crítico e responsabilidade social.