Este blogue pretende ser uma ferramenta de divulgação das atividades deste estabelecimento. Para informações gerais, consultar o site do Agrupamento de Escolas de Montijo www.aemontijo.pt

segunda-feira, 14 de março de 2022

Dia Mundial da Matemática - 14 de março

 Hoje, 14 de março, comemora-se o Dia Internacional da Matemática. Para assinalar este dia, anteriormente conhecido como o Dia do Pi, os professores de Matemática da EB D. Pedro Varela propuseram aos seus alunos que pesquisassem sobre Matemáticos notáveis, desde a antiguidade até aos nossos temos, homens ou mulheres, estrangeiros ou portugueses e que descrevessem um pouco dos seus feitos.
O resultado foi este:


Curiosidade:
Porquê a escolha do dia 14 de março? Na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número pi. Esta é a única combinação das três primeiras casas decimais de pi que podem referir-se a uma data, já que o dia 31 de abril não existe. Por razões históricas, não existe nada nem ninguém que possa simbolizar mais o caráter universal da Matemática do que este número. Para além desse facto, já existe uma tradição de celebrar neste dia o "dia do pi" com a organização de atividades matemáticas diversas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário