Os alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Básico) do Estabelecimento Prisional do Montijo, celebraram o Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro).
Com o objetivo de assinalar a importância da educação em meio prisional procurou-se levar a cabo a interiorização de que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, reconhecendo a importância do papel dos docentes em contexto prisional e desenvolvendo o trabalho de equipa, a criatividade e a autonomia.
Os alunos refletiram sobre esta temática e o trabalho final resultou na criação de um Álbum Digital.
O DIEP transformou-se num sucesso a partir do momento em que houve uma tomada de consciência por parte dos alunos, que a educação/formação pode ser uma mais-valia para o seu futuro. Também a importância do papel dos docentes neste contexto, foi amplamente reconhecida. Além da criatividade e espírito de entreajuda, todos os formandos demonstraram um entusiasmo e empenho admiráveis. O projeto desenvolvido vai candidatar-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões).
Clique aqui para visualizar os trabalhos realizados pelos alunos.
A equipa que leciona no Estabelecimento Prisional do Montijo
Cristina Guerreiro
Carmen Horta
Renato Pires